sexta-feira, 13 de maio de 2011

PENSAR ANTES DE AGIR- Terapia Racional Emotiva-T.R.E.


    A Terapia Racional Emotiva (T.R.E) foi criada na velha escola de filosofia grega. Existem relatos da T.R.E. em obras de Platão como a de Epicteto. O conceito da T.R.E. é colocar o indivíduo para pensar sobre suas emoções. Albert Ellis criou, através de alguns conceitos, a terapia cognitiva colocando em práticas estudos realizados há 2000 anos atrás.
    Ele criou um conceito dessa forma: A=situação - B=pensamento - C=sentimento e D=ação. O indivíduo que toma conhecimento dos conceitos da T.R.E. torna-se menos imediato em suas ações e com isso ele erra menos. Ele pensa antes de agir. RACIONAL EMOTIVA = pensar em seus sentimentos antes que o mesmo se torne um comportamento/ação.
    Em tratamento, o adicto/alcoólatra aprende a ter um pensamento sobre o seu primeiro pensamento. O pensamento destrutível é o grande vilão dos adictos/alcoólatras e bloqueia a recuperação. A T.R.E. é baseada de que os seres humanos nascem com o potencial de pensamentos racionais e corretos, assim como para o pensamento irracional e desviante destrutível.
    As pessoas apresentam prédisposição para a felicidade, o amor a auto preservação, a comunhão com os outros o crescimento e a auto realização, assim como também a auto-destruição, a procrastinação, a pensamentos rígidos e repetitivos ao erro, superstição, intolerância, não conseguem enxergar as potencializações para o crescimento,  sentimentos de culpa, tendências a tornar permanentes comportamentos antigos,  auto-sabotagem e auto-piedade.
    A T.R.E. afirma que as pessoas dispõem de vastos recursos não liberados para atualizarem seu potencial, podendo assim mudar seu destino pessoal e social. Segundo a psicologia racional emotiva, as pessoas tendem a ver seus desejos e ambições realizadas de imediato e se não conseguem atingir esses objetivos a curto prazo, condenam a sí mesma e aos outros.
    A T.R.E. enfatiza de que as pessoas pensam, sentem emoções e se comportam simultaneamente. Raramente se emocionam sem pensar. Conforme afirma Albert Ellis: "Quando se emocionam, também pensam e agem. Quando agem, também pensam e se emocionam. Quando pensam, também se emocionam e agem" Para compreender o pensamento auto-derrotista é preciso saber como a pessoa sente emoção, pensa, percebe e age.
    Para modificar padrões disfuncionais destrutivos é necessário o emprego de métodos comportamentais reeducativos. 
Até breve pessoal!
VAMO Q VAMO!

http://1.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/Sodl6QMONvI/AAAAAAAAAZQ/XAjZOeW9HTI/s1600/twitter.logotipo.jpg

2 comentários:

  1. legal, gostei muito deste texto, estou com um trabalho e voce poderia dar uam visitada em nossa comunidade terapeutica, estamos em fase inicial e um feed back seu seria muito importante
    abraços
    candido neto
    segue link da comunidade
    www.ctpandora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Candico! Gostei da tua comunidade... parabéns pela iniciativa. Eu morei em piracicaba quando jovem. Assim que eu tiver um tempinho eu vou fazer uma visita pra vocês. O que precisar pode deixar recado no meu e-mail carvdias@yahoo.com.br que eu colabora naquilo que precisar. Estamos juntos!
    Abraço Fraternal!

    ResponderExcluir