terça-feira, 5 de agosto de 2014

A MOTIVAÇÃO ENQUANTO PROBLEMA DE PERSONALIDADE

MOTIVAÇÃO DE PERSONALIDADE

      "A maioria dos alcoolistas recusam-se  a encarar seus problemas utilizando os mecanismos de defesa de negação, racionalização, de regressão e projeção. O alcoolista, constrói um elaborado sistema de defesa ni qual nega ser alcoolista e doente, racionaliza a necessidade de beber por motivos  profissionais, de saúde ou sociais e projeta a culpa pelos problemas que tem". Ruth Foz (1967)

      Os processos que um alcoolista deve processar para entrar em recuperação, são descritos tais como: rendição, aceitação do seu problema demasiado de  beber e admitir que perdera o controle da sua própria vida. 
      O principal fator inerente ao alcoolismo é o delírio, ou o julgamento prejudicado, que mantém a pessoa nocivamente dependente, presa em seu padrão autodestrutivo. O alcoolista esquiva-se ou nega inteiramente qualquer necessidade de ajuda sempre que é abordado. Deve ser lembrado que ele não está em contato com a realidade. (Johnson, 1973, p. 44) 


      Em resumo, não há e nunca houve uma base científica para a afirmação de que os alcoolistas - sem falar nas pessoas que sofrem de todos os comportamentos adictivos - manifestam um padrão de personalidade consistente caracterizado por mecanismos de defesa do ego. A negação não deve ser definida como um traço de personalidade. Pode, como alternativa, ser vista meramente como recusa em admitir problemas, mesmo quando o engano e mentira são conscientes.


fonte: Entrevista Motivacional-Miller & Rollnick
         @aluizdias




http://1.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/Sodl6QMONvI/AAAAAAAAAZQ/XAjZOeW9HTI/s1600/twitter.logotipo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário