sexta-feira, 11 de março de 2011

ESTABELECENDO METAS

    Essa palestra tem o intuito de levar até o Dependente de Álcool e outras Drogas uma maneira sólida e concreta de começar a dar sentido à sua recuperação. Estabelecer Metas é uma forma de mostrar que a mente pode começar a elaborar um caminho de esperança, fé e auto confiança em atingir objetivos que até então, supunha-se inatingíveis. Da Fraqueza nasce a Força e o dependente  tem uma extrema capacidade, pouco experimentada, de superação. Ele é, sem dúvida, num contexto psicológico, resiliente. (André Dias)
 
    O dependente de álcool e outras drogas para ter uma boa recuperação precisa ESTABELECER METAS. Em uma vida nova, as coisas acontecem, mudam, realizam-se importantes e imensos projetos, conhecem-se novas pessoas e lugares interessantes. Superam-se momentos e situações difíceis, sem pânico, com o mínimo de caos. Os problemas são solucionados como num passe de mágica. Sonhos que pareciam impossíveis tornam-se realidade. É preciso Estabelecer Metas e trabalhar em direção a elas. Os pensamentos derrotistas interrompem e são um grande obstáculo na realização dos projetos. Não existe nada melhor no mundo do que ir aonde se quer ir, fazer o que se tem vontade, resolver problemas e realizar o que se deseja.
    A maioria das pessoas desconhece essa alegria da realização pessoal. A vida de um dependente de álcool e outras drogas na ativa é sem sentido, sem saber  o que quer, do que precisa ou para onde vai. A vida é chata e sem objetivos: um círculo vicioso, a vida se torna um fardo pesado e insuportável.
    Não existe interesses pela vida, acham que não merecem nada de melhor, que não tem capacidade de realizar nada e nem de dar um basta à sua dependência. Se tem algum projeto, colocam empecilhos e justificativas que impeçam sua realização. Tais projetos ficam muito distantes e impossíveis de realizar. O dependente de álcool e outras drogas fica ocupado demais em reagir  em vez de agir.
    O negativismo, o medo, a preguiça são barreiras colocadas para não conseguir ter sucesso no que se planeja. A palavra final é Deus, na forma que cada um O concebe, e não nossa, mas perseverança é a maior aliada para a realização. O desejo quando perseguido é alcançado. O sucesso exige força da alma e do coração. Coloca-se alma e coração naquilo que se deseja e não há falhas. As Metas dão direção, sentido e propósito na vida. As vezes, por algum motivo,  as coisas não acontecem como planejamos.
    Devemos aceitar o que se apresenta e não desanimar, não se pode impedir alguns acontecimentos. A aceitação e a fé entram em cena. Com certeza, chega-se a algum lugar ou a alguma conclusão. No final será bem melhor, dando sentido à vida. Quando se transforma os problemas em objetivos a serem alcançados, os objetivos, que antes eram problemas, tornam-se divertidos. Traçam-se planos para realizá-los e sem se perceber, eles são resolvidos. Como numa mágica esse processo de estabelecer e definir metas, põem em movimentos uma poderosa força psicológica, emocional e espiritual - alma, coração e mente - toma-se consciência do que se deve fazer para atingir as metas. 
    As coisas chegam e começam a acontecer. A mente inconsciente está sempre em equilíbrio. A mente consciente não é tão equilibrada. Quando o consciente não está em sintonia com o inconsciente gera-se um conflito e a pessoa fica confusa e indecisa. Com o objetivo absorvido pela mente subconscientes reage-se automaticamente de maneira acertada, e deixa-se a mente consciente livre para pensar com clareza e objetividade.
    Quais são as nossas metas? O que desejamos que aconteça em nossas vidas? Esta semana, este mês ou nos próximos 5 anos? Quais as situações difíceis que desejamos resolver? Que bens materiais gostaríamos de possuir? Que mudanças queremos em nossas vidas? Que carreira gostaríamos de seguir? O que desejamos alcançar?.
DICAS - Eis algumas idéias para encontrar um caminho que funcione:
1- Transformar tudo em objetivo. Transformar a solução de nosso problemas em objetivos. Um carro novo, uma roupa nova? Fazer um curso? Melhorar nosso relacionamento com os nossos pais, cônjuges, filhos, pessoas? Escolher uma carreira? Melhorar nossa espiritualidade? Ganhar dinheiro honestamente? Aproximar-se mais de Deus? Ler a Bíblia?
2 -Deixar de lado a palavra "deveria". Ela controla demais a nossa vida. O objetivo é se livrar dos "deveria". "Deveria ter parado antes, deveria ter estudado, etc.
3 - Não se limitar. Ir atrás de tudo que se necessita, mesmo algum capricho. Se não for da vontade de Deus não acontecerá, mas se for, com nossa ajuda nada impedirá.
4 -Escrever os objetivos. Existe um poder extraordinário em por as metas no papel em vez de registrar apenas na mente.
5 - Estabelecer compromissos entre os objetivos e Deus. Dizer a Ele as coisas em que está interessado. Pedir ajuda e render-se humildemente: " Seja feita a Sua vontade
6 - Deixar acontecer. Manter os objetivos próximo, onde possamos vê-los quando for necessário, sem nos preocuparmos  a respeito do como, quando e se serão realizados.
7 - Fazer o que for possível, um dia de cada vez. Só por hoje realizar o adequado e o apropriado. Realizar a vontade de Deus. Realizar as coisas com fé e paz. Coisas  maravilhosas irão acontecer. Tente, experimenta.
8 - Elimine da lista os objetivos alcançados. Risque o objetivo alcançado e agradeça a Deus pela conquista. Ganharemos  confiança em nós  mesmo, em Deus, no estabelecimento de metas e no ritmo seguido pela vida. Nos sentiremos felizes e satisfeitos pela vitória.
9 - Ser paciente. O tempo a Deus pertence. É preciso confiar em Deus, mesmo que alguns dos objetivos estejam na lista por muito tempo. Não se deixe levar pelos pensamentos derrotistas ou os "deveria".
    Esperar é uma arte que nos faz adquirir coisas. Esperar pode ser muito poderoso. O tempo é valioso.

TAREFA :
A) Escreva seus objetivos numa folha de papel. Tente pensar em pelo menos cinco itens como desejos, problemas a serem resolvidos e mudanças.
B) Reveja a lista com seus defeitos de caráter(orgulho, inveja, egoísmo, ira etc) que representam um problema para você.
É isso aí pessoal! até breve!
VAMO Q VAMO!
http://1.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/Sodl6QMONvI/AAAAAAAAAZQ/XAjZOeW9HTI/s1600/twitter.logotipo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário