segunda-feira, 11 de abril de 2011

ADMINISTRANDO OS SINAIS DE AVISO DE RECAÍDA

PLANO DE PREVENÇÃO DE RECAÍDAS - PPR
    Um plano de prevenção de recaídas minimiza seu potencial destrutivo.
Pode dar ao adicto/alcoóltra um senso de segurança. Pode-se identificar os sinais de aviso e desenvolver um plano para interrompê-la quando aparecer.
    As etapas deste plano são:
1- Estabilização - conseguir  de volta o auto controle geral e o controle do comportamento. Procurar ajuda é fundamental - pode levar à loucura ou morte prematura.
2- Auto avaliação - o que aconteceu? Descobrir com a ajuda dos outros o que causou a recaída (honestidade consigo mesmo) O passado é o nosso melhor professor.
3- Educação- aprender sobre o processo de recaída e como prevení-la. Aplicar a informação à sua vida.
4- Identificação dos sinais de aviso: onde e em que situação o gatilho foi acionado; quais os problemas com a minha sobriedade?
5- Administração- cada sinal de aviso é um problema que é necessário prevenir o resolver.

  • Como posso evitar que este problema aconteça?
  • Estabelecer novas respostas ao sinal identificado.
  • O que posso fazer? Como interromper?
  • Fazer uma lista das opções e escolher a melhor, tendo outras saídas.
  • Pratique a nova opção até tornar-se um hábito
  • Se falhar, procure outra opção mais eficaz. PROCURE!
6- Inventário diário- para perceber os primeiros sinais de perigo e resolver os problemas antes que fiquem fora de controle, faça seu inventário duas vezes por dia.(lembre-se seja HONESTO CONSIGO MESMO).


  • pela manhã faça a sua meditação e os planos para o dia. (fique em silêncio por alguns minutos procure não pensar). Veja se está preparado para o dia e o que fazer para se ajudar, fisicamente e emocionalmente a enfrentar os desafios do dia. 
  • a noite reveja as tarefas do dia. O que fez bem o que precisa melhorar? O que usou para resolver os problemas do dia? como melhorar? Quais são os pontos fracos? Veja a lista de seus sinais de aviso. Existe algum presente hoje? O que está fazendo para corrigir a situação? Existem outros que precisam ser acrescentado a sua lista? É valido manter um diário para revisar seu programa de recuperação e lhe ajudar a monitorar os sinais de recaída?
7- Revisão do programa de recuperação- recuperação e recaída são os lados da mesma moeda. Seu programa de recuperação anterior funcionou? Como pode ser melhorado? Quais são seus sintomas de adicção e como lidar com eles? Está cuidando de sua saúde? Fazendo tudo para se recuperar?

8- Rede de pessoas significativas- preciso pedir ajuda aos outros para permanecer sóbrio e limpo. Falar dos meus problemas e pedir retorno. Conhecer os seus sinais de aviso, falar deles regularmente. Escolher uma rede de pessoas significativas. membros da família, colegas de trabalho, companheiros do grupo, consultores, profissionais da área, etc. Permita que eles participem de sua recuperação.
9- Acompanhamento e reforço- Revisar o PPR a prazos regulares a medida que cresço e mudo em minha recuperação.
Recuperação é uma maneira de vida. O Programa de Prevenção de Recaída precisa ser praticado até se tornar um hábito.
     SOMOS ESCRAVOS DE NOSSOS HÁBITOS, MAS TEMOS A LIBERDADE DE ESCOLHÊ-LOS

Até breve pessoal!
VAMO Q VAMO!
http://1.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/Sodl6QMONvI/AAAAAAAAAZQ/XAjZOeW9HTI/s1600/twitter.logotipo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário