sexta-feira, 1 de julho de 2011

AUTO-ENGANO

    
    

         Recuperação 
                ou
         Auto-engano

                                

  




           A confusão da qual saímos quando resolvemos procurar um caminho para recuperação pode continuar, e geralmente continua, por muito mais tempo nos assombrando. Deixar de usar drogas não consiste recuperação, se não trabalhamos em nós os defeitos de caráter cuja a identificação e reconhecimento demanda esforço, boa vontade, comprometimento com a verdade e principalmente a ajuda de outros adictos/alcoólatras em recuperação. Se apesar do reconhemimento que temos de nossas falhas, e da ajuda que nos é prestada não nos prontificarmos a mudar de comportamento, estaremos em auto-engano
             Identificar um defeito é trabalho e exercício da nossa honestidade, pois somente reconhecendo quem somos e de onde viemos, teremos a dimensão exata dos defeitos que nos levarão a destruir nossas vidas.
        Há momentos que iremos nos deparar com defeitos de caráter que representam para nós, verdadeiras ferramentas de sobrevivência como: manipulação, isolamento, mentira, auto piedade, e que portanto se tornam difíceis de abandonar. Porém, tendo em mente que o objetivo é uma melhor qualidade de vida, e sabendo o prejuízo que estes defeitos nos causaram, removeremos lentamente e conscientes estes defeitos através da prática do programa sugerido de recuperação.  
             Abandonar um defeito, ou se propor a modificar, não significa que removeremos de pronto ou que não possamos mais errar. Temos que lembrar sempre que somos humanos, e que errar é, ao invés de infortúnio, uma dádiva de nosso poder superior para que possamos aprender a mudar.
             Considere o erro uma experiência, e transforme-o em crescimento. Recuperação só existe onde existe mudança de atitude e ação positiva, pois em recuperação, a necessidade e motivação para mudar, é proporcional a dor que sentimos ao praticar aqueles velhos defeitos de caráter . Sem ter para fugir (drogas e álcool), caímos em auto-piedade e temos a tendência de achar que a recuperação não funciona ou que por mais que tentemos não conseguiremos nos modificar. Vá com calma mas vá, como já foi dito, o que demorou anos para destruirmos não pode ser reconstruído em dias.
             O auto-engano pode constituir também, uma crença de incapacidade em praticar o programa e recuperar-se. Que alguns defeitos já conhecidos não precisam ser modificados. Acreditar que não precisa ser tão honesto, ou que alguns comportamentos antigos não vão representar risco, (baladas, sexo promíscuo, etc.) são exemplos de auto-engano muito frequentes entre adictos/alcoólatras em recuperação. A nossa consciência é juiz e algoz, e aquela pequena desonestidade torna-se um obstáculo intransponível para se obter qualidade de vida e felicidade em viver limpo. Fatalmente mais cedo ou tarde a sentença dada de nós para nós mesmos, será usar para encobrir a dor e a vergonha de ter permanecido a mesma pessoa.
Até breve pessoal!
VAMO Q VAMO!     
@aluizdias         
http://1.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/Sodl6QMONvI/AAAAAAAAAZQ/XAjZOeW9HTI/s1600/twitter.logotipo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário