quinta-feira, 7 de julho de 2011

ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS - A IMPOTÊNCIA



      Temos experiências suficientes para admitir a nossa impotência e descontrole em lidar com álcool e outras drogas. Podemos ficar rodando em círculos com nossos pensamentos obsessivos de controle ou tentar de uma vez por todas entregar os pontos à recuperação.
      Entregar-se à recuperação exige de nós uma motivação para mudanças muito radical. A mudança é uma necessidade extremamente importante para a iniciação da recuperação. Mudar de atitudes, de ambiente, de pensamentos, enfim começar a viver longe das drogas e do álcool é ação que funciona. Os Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e de Narcóticos Anônimos - Programa que vem sendo sugerido àqueles que buscam ajuda - tem se mostrado muito eficaz na recuperação dos dependentes de álcool e outras drogas. Se não nos identificamos com o conteúdo desse programa sugerido de recuperação, não conseguimos começar nossa recuperação. Precisamos aplicar aquilo que vem funcionando para uma  centenas de milhares de dependentes de álcool e outras drogas e trazer esses princípios para nossas experiências pessoais. Os prejuízos causados pela nossa ativa são semelhantes aos da maioria dos alcoólatras/adictos, e está aí o segredo desvendado da admissão do problema.
      Ao passo que vamos nos identificando com outros adictos em seus problemas passado, podemos usar suas experiências na nossa recuperação. Isso se torna mais fácil fazer, quando permitimos a nós mesmos abandonar nossa desconfiança com os outros, e a falta de confiança em nós mesmos. Lutamos por vários anos com um inimigo invisível que não cumpriu nenhuma das promessas feitas, de que nos acalentaria a dor ou resolveria nossos problemas, e mesmo assim teimamos em querer seguir velhos padrões e crenças, não deixando ninguém penetrar nas nossas defesas, e o pior, não admitindo que não podemos mais fugir à nossa realidade. Somos alcoólatras/adictos, temos um problema, e começamos a fazer algo a respeito quando reconhecemos nossa impotência em lidar "sozinhos" com isso. Uma vez que continuemos a negar esta realidade - a impotência - estamos precisando urgentemente de praticar o primeiro passo do programa de recuperação - "Admitimos que éramos impotente perante ao álcool/drogas e que tínhamos perdido o domínio de nossas vidas".
      Se pensarmos quantas pessoas tentaram nos ajudar até agora, pessoas a quem não demos ouvido, ou justificamos minimizando nosso problema, entenderemos o quão errado é tentar agir por conta própria.   Nossa melhor intenção, de tentar controlar o uso ou mudar circunstâncias externas, de nada adiantou. 
      Tentativas de substituir as drogas mais forte pelas mais fracas, ou de beber aquilo que é mais "suave" ao invés de bebidas fortes, também não deram resultados. Somos vulneráveis ao álcool e a  qualquer substância psicoativa, que de alguma forma nos deixa fora da realidade. Um estado de normalidade durante um período de tempo que varia de adicto para adicto ou de alcoólatra para alcoólatra, faz perceber que é melhor viver sóbrio e limpo encarando a vida de forma real, do que viver a dor de olhar para traz e só ver sofrimento e destruição. Porém isto só será possível àqueles que se permitirem mudar seus comportamentos e crenças a praticamente tudo que esteja relacionado ao seu passado.
      Começar por admitir que o álcool e as drogas são mais fortes e sempre serão, é a primeira linha do Primeiro Passo dos Doze Passos sugeridos para a recuperação. Não ficamos só nisso e deixamos que outras pessoas se envolvam com a nossa recuperação, fazendo sem restrições o que nos sugerem, e ficamos afastados o mais que pudermos das nossas antiga maneiras de pensar. Uma atitude de "sou assim mesmo" ou achar que o que pensa está certo, apesar de todos dizerem o contrário, vai levá-lo direto a ativa novamente.

até breve pessoal!
abraço fraternal!
VAMO Q VAMO

@andreluizcdias
http://1.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/Sodl6QMONvI/AAAAAAAAAZQ/XAjZOeW9HTI/s1600/twitter.logotipo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário