sexta-feira, 29 de julho de 2011

TERAPIA RACIONAL EMOTIVA - A RAIVA



COMO LIDAR  COM A RAIVA

      Aprender a controlar a raiva é uma parte importante do processo e do programa de recuperação para dependentes de álcool e outras drogas.(aceitação). Pensar o que os outros fazem, nossas frustrações ou o que nos acontece, causa a nossa raiva. (pressões exteriores, culpar os outros=desculpa para usar). Na verdade o que nos causa raiva é pensar com raiva. Sentimos do jeito que pensamos e agimos do jeito que sentimos - o que é preciso mudar?
  
      Dependentes de álcool/drogas - em recuperação não podem se dar ao luxo de sentir raiva.
      Irritação - Sentimento normal de incômodo emocional perda do controle e do comportamento.
      Raiva - Sentimento imenso de incômodo emocional - (processo de recaída)




O que pode causar a RAIVA- O dependente de álcool/drogas precisa exercer severa vigilância sobre si mesmo (10º passo) e identificar as causas dos seus sentimentos (praticar o TRE e pedir ajuda)

RECUPERAÇÃO:


T - Terapia - tratamento - Características de resolução de problemas
R - Racional - razão, raciocínio - Situações - como controlar a raiva.
E - Emotiva -  o que revela a emoção - Assertividade.

A - Situação - É o problema sobre o qual se está tendo algum sentimento que incomoda - Contrariedades.
B - Pensamentos - Crenças -  É o que você acredita, o que você acha que é o certo, o que você diz a respeito. necessidade de controle/egocentrismo.
C - Sentimentos - Emoções - É como eu me sinto em determinadas situações.

Ações-Comportamentos - É como eu reagirei ao que estiver sentindo - raiva - sentimentos do jeito que pensamos e sofreremos as consequências do nosso modo de pensar, senti e agir. Posso gritar, xingar, ofender, agredir e acabar perdendo o controle da situação por causa do meu ego - egocentrismo - por não estar de acordo com a minha vontade.

PRATICANDO A T.R.E. 

D - Questionamento - Questionar a mim mesmo. Por quê tem que ser do jeito que eu quero? Quem disse? - Identificar : orgulho, egoismo, desonestidade, medo, ansiedade, insegurança, prepotência, arrogância, rigidez, etc. 
E - Metas reais - No futuro tentarei ter mais aceitação, e que as coisas não tem que ser do jeito que eu quero.
F - Opções Construtivas - Os Doze Passos - Planejamento, o que eu posso fazer para mudar o meu modo de ser. Auto Conhecimento, Honestidade e  Humildade.
G - Ação - Praticar as Opções - Mudar, crescer, ter mais aceitação das situações que irá enfrentar na vida. Tratar as emoções de uma forma mais racional, aberta, honesta e assertiva. Praticar o 10° Passo, que é um exercício de crescimento espiritual, dá o equilíbrio emocional ao processo de recuperação e auxilia sua prática e no entendimento dos demais Passos da programação .
IMPORTANTE - Eu só vou pensar e agir da forma que eu acredito, (fé) eu preciso mudar. A raiva é uma sequela da doença mental, que afetará a parte espiritual - valores - e física do indivíduo, produzindo uma série de outras doenças por todo organismo. Ex: gastrite, úlcera, câncer, doenças cardiovasculares, respiratório etc.

T.R.E. - Oração da Serenidade - Prática dos Passos
      Deus, conceda-me a SERENIDADE necessária para ACEITAR as coisas que eu não posso modificar - 1º, 4º e 8º Passos - Honestidade. CORAGEM para modificar aquelas que eu posso - 5º, 9º e 10º Passos - e SABEDORIA para reconhecer a diferença - 2º, 3º, 6º, 7°, 11° e 12º Passos - Humildade.
      Assim passará a experimentar:
Sobriedade duradoura.
Crescimento Espiritual.
Serenidade e Paz.
Vida Sadia e Feliz.

OS DOZE PASSOS DE A.A. E N.A.
1º Admitíamos que éramos impotente perante ao álcool/drogas e que tínhamos perdido o domínio de nossas vidas.
2º Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia devolver-nos  à sanidade.
3º Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
4º Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
5º Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
6º Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7º Humildemente, rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
8º Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
9º Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.
10º Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
11º Procuramos através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
12º Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos/adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

Até breve pessoal!!!
VAMO Q VAMO!!!





   http://1.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/Sodl6QMONvI/AAAAAAAAAZQ/XAjZOeW9HTI/s1600/twitter.logotipo.jpg

7 comentários:

  1. eu pratiquei os doze passos e agora estou sóbrio há tres anos.graças a Deus e um pouco de vontade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo, obrigado por compartilhar.Esse é o verdadeiro caminho, boa vontade e a prática dos Doze Passos prática essencial para a recuperação. INSISTA, PERSISTA E NÃO DESISTA. UM DIA DE CADA VEZ E UM MOMENTO POR VEZ. Estarei sempre disponível, caso necessite compartilhar ou conversar, respeitando sempre o teu anonimato. Abraço Fraternal.

      Excluir
  2. Obrigada André incrível seu Blog !E em eterna gratidão à uma nova maneira de viver que venho conquistando um dia de cada vez ,pela pr´tica dos 12 Passos que tem salvado minha vida !Deus continue te iluminando !E se puderes, faça mais postagens !Estamos juntos funcioNA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara companheira Baby! Os passos são conceitos que nos mantém afastados da cruel e devastadora parceria álcool/drogas, além de levar a mensagem àquele que ainda sofre. O que voce precisar estarei por aqui. Logo vou atualizar meu blog e poderemos trocar experiências...
      abraço fraternal...

      Excluir
  3. Caro André Me chamo Raul Richard, estou gostando bastante dos seus post no seu blog espero poder aprender mais sobre a TRE pois sou monitor em uma clinica de dependentes e estou utilizando parte do que você tem para aplicar minhas terapias espero que vc poste em breve mais coisas desde já grato.....

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Raul!!! logo postarei mais assuntos. Qual a clínica que você é monitor? Posso fazer uma visita para conhecer?

    abraços!

    ResponderExcluir