Postagens populares

sábado, 16 de julho de 2011

COMO LIDAR COM OS SENTIMENTOS - FINAL



DESENVOLVENDO EXPECTATIVAS REALISTAS

         Hábitos de pensamentos, como outros hábitos, são reforçados através da repetição. Embora as idéias aqui apresentadas sejam fáceis de se entender, aprender como usá-las exige bastante prática.
Em outras palavras, esta tática é efetiva, mas não é uma solução rápida para os sentimentos perturbadores. Uma boa maneira de praticar é trabalhar os problemas escrevendo-os.
      Espere sentir um pouco de falta de jeito quando começar a praticar estes novos sentimentos. Lembre-se que qualquer comportamento novo e não familiar parece desajeitado até se tornar automático. Você se lembra como se sentiu desconfortável quando aprendeu a dirigir? Agora, com anos de prática , dirigir é muito confortável.
      Executar um plano de ação ajudará a reforçar as novas ideias que está aprendendo. Por exemplo, quando lida com uma situação desagradável sem agir de  maneira auto destrutiva, reforça a habilidade para lidar com a próxima situação desagradável que encarar. Não espere que porque tomou conhecimento com a T.R.E. - (Terapia Racional Emotiva), não terá sentimentos perturbadores no futuro. Como todo ser humano é falível, terá pensamentos perturbadores de vez em quando apesar das melhores intenções e esforços para mudar.
      Tente não complicar estes pensamentos  perturbadores. Trate-os como uma oportunidade de aprender. Tenha maestria sobre estes pensamento e não seja vítima dele. Tente ficar satisfeito com o progresso em vez da perfeição.  

TAREFA - TRABALHE COM UM SENTIMENTO DESAGRADÁVEL SEU DE ACORDO COM O EXEMPLO ABAIXO:

      Imagine que está começando pela primeira vez um programa de tratamento. No primeiro dia o consultor lhe diz que deverá contar sua história para todo o grupo dentro de alguns dias. Imediatamente, sente-se mal do estômago e as palmas das mãos começam a suar. O primeiro impulso é deixar o tratamento, mas existem motivos para continuar no tratamento. O mais importante, deseja uma vida melhor e espera  que o  tratamento possa ajudar. Assim, em vez de deixar o programa, decide tentar a tática do T.R.E. Pensa, O que tenho a perder além dos meus pensamentos perturbadores?
      Começa por descrever os sentimentos (C). Baseando-se nas reações físicas e o impulso para ir embora, conclui que (com medo) é o tipo de sentimento que se encaixa melhor. Escolhe a palavra ansioso para descrever os sentimentos específicos.

A seguir, reveja mentalmente a situação (A) o mais objetivamente possível. Lista-se os pontos a seguir:
1) Primeira vez num tratamento.
2) Não conheço a maioria dos pacientes.
3) Foi dito para contar a minha história dentro de alguns dias.
4) Não gosto de falar em público.

Tendo descoberto os aspectos importantes da situação, tente identificar os pensamentos perturbadores(B):
1) Quando contar a minha história vou me sentir um idiota.
2) Serei rejeitado pelos outros pacientes.
3) Meu tratamento será um fracasso.
4) Sou um fracasso.
5) Devia deixar o tratamento agora mesmo.

Escolha as seguintes alternativas para as idéias perturbadoras:
1) Minha história será bem recebida, com certeza
2) Serei aceito por meus companheiros.
3) Tenho boas chances como qualquer outro de me beneficiar do tratamento.
4) Sou um ser humano falível.
5) Gostaria de comletar meu tratamento.

Finalmente, escolha como seu objetivo contar sua história  mais completa e honestamente que possível. Este plano de ação envolve:
1) Fazer uma lista com os pontos principais que deseja cobrir em sua história,
2) Ensaiar sua história antes de enfrentar todo mundo.

Até a próxima pessoal!
Abraço fraternal!
VAMO Q VAMO ! 
   

          















@aluizdias
http://1.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/Sodl6QMONvI/AAAAAAAAAZQ/XAjZOeW9HTI/s1600/twitter.logotipo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário