terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CO-DEPENDÊNCIA



"QUANDO VOCÊ TENTA CONTROLAR ALGO SOBRE O QUAL NÃO TEM CONTROLE, PERDE O CONTROLE  DAQUILO QUE CONSEGUE ADMINISTRAR".
..."eu não respeitava mais meus pais , irmãos e Avós. Estava tão envolvido com a bebida e as drogas que aquele lar, onde vivíamos em harmonia e respeito, já não existia mais. Éramos uma família grande ; pais, irmãos (5) e avós maternos e paternos. Na hora das refeições, sentávamos todos à mesa, aguardando o nosso pai sentar-se, e só assim começávamos a comer. Até que, progressivamente, eu comecei a desfazer aquela convivência saudável e feliz,  e tornando aquele lar um verdadeiro inferno, envolvendo todos num sofrimento lento, silencioso e destrutível"...
A Co-Dependência é uma síndrome, que é crônica e segue uma progressão previsível. Quando uma pessoa numa relação comprometida com um dependente tenta controlar o uso do seu beber e o uso de drogas ou um comportamento compulsivo qualquer, sobre o qual são IMPOTENTES, perdem o controle sobre o próprio comportamento e suas vidas ficam sem controle. O Co-Dependente desenvolve sintomas físicos, psicológicos, emocionais e sociais ao tentar se adaptar e compensar os efeitos debilitadores da tensão de viver com um dependente. Quando a Co-Dependência progride os sintomas relacionados a tensão tornam-se habituais. Tornam-se também auto reforçadores: a presença de um sintoma acionará automaticamente outros sintomas da Co-Dependência. No final torna-se independente da dependência que a causou. Continua apesar do dependente se recuperar ou do relacionamento terminar.

ESTÁGIOS DA CO-DEPENDÊNCIA

Inicial - Tenta resolver os problemas normais e tenta se ajustar. A reação normal em qualquer família,  a dor ou a crise, com qualquer de seus membros, é tentar reduzir a dor, acalmar a crise e tentar assistir o membro doente, para proteger a família. Quando o problema é adicção, isto não funciona. Privam o dependente de aprender com as experiências dolorosas. Somente através de uma crise é que ele poderá perceber que a dependência é apenas uma reação aos sintomas da adicção. È uma resposta normal a uma situação anormal.

Médio - Respostas comuns levam a derrota. Quando as respostas que a família aprendeu para resolver suas crises não funcionam ela tenta com mais intensidade. Continua fazendo as mesmas coisas, mais vezes, com mais intensidade, com mais desespero. Tentam dar mais apoio, ser mais úteis, ser mais protetores. Assumem as responsabilidades do dependente, sem perceber que isto o torna mais irresponsável. As coisas ficam cada vez piores. Os familiares experimentam frustração, ansiedade e culpa. Existe uma crescente auto censura. Diminuição do auto conceito e comportamentos que levam ao fracasso. Isolam-se, tentam controlar o dependente. Tem pouco tempo para outras coisas. Perdem o contato com o mundo normal, fora da família.

Crônico - Colapso Familiar  - As coisas feitas pela família fracassam. O desespero e a culpa trazem confusão. O pensamento o comportamento do Co-Dependente está  FORA DE CONTROLE. Isto continua  independente da adicção. A degeneração do Co-Dependente é espiritual,  física, psicológica, emocional e social. As tentativas fracassadas de controlar o dependente elevam o estresse crônico ao ponto de produzir doenças físicas como enxaquecas, úlceras e pressão alta. Podem levar também a um colapso nervoso ou outras doenças emocionais. O comportamento fora de controle leva a pessoa a viver centrada na dependência, que vai estar em todas as atividades de sua vida, mesmo àquelas que não tem nada a ver com ela. A degeneração social acontece porque isto interfere com os relacionamentos e a atividade social. Na parte espiritual há uma degeneração pois não existe nenhum interesse em mais nada fora do problema, principalmente preocupação e necessidades relacionadas a um maior significado da vida.

RECUPERAÇÃO:
Significa:
  1. Aprender a aceitar e a se separar dos sintomas da dependência.
  2. Aprender e aceitar e a se separar dos sintomas da Co-Depêndencia
  3. Aprender a olhar as necessidades pessoais e o crescimento pessoal
  4. Aprender a se respeitar e a gostar de si mesmo.
  5. Aprender a ter controle sobre a sua própria vida.
Abraço Fraternal a todos.
Até breve!
VAMO Q VAMO! 






http://1.bp.blogspot.com/_-v7nVhXnPEc/Sodl6QMONvI/AAAAAAAAAZQ/XAjZOeW9HTI/s1600/twitter.logotipo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário